Com o advento do último decreto municipal, que disciplinou as normas de funcionamento de todos os segmentos socioeconômicos de Parnamirim, uma operação conjunta entre as equipes de Fiscalização Ambiental (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Guarda Municipal (pasta da Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana) e Polícia Militar, percorreu as principais ruas e avenidas de Parnamirim em busca de potenciais situações de descumprimento das atuais medidas.

 

O objetivo do trabalho foi verificar o funcionamento de bares e conveniências, primeiramente de forma educativa, dado o curto período de validade do atual decreto. As equipes explicaram os novos horários vigentes e dispersaram aglomerações nas regiões do Parque Industrial, Vale do Sol e Rosa dos Ventos.

 

O Decreto n° 6.543 trouxe novidades, estabelecendo que todas as atividades socioeconômicas com a presença de público e, desde que obedecidos os limites máximos de ocupação e cumprindo todos os protocolos de biossegurança de cada setor, poderão funcionar das 5h às 0h (cinco da manhã a meia-noite). No caso dos restaurantes, bares, foodtrucks, conveniências e similares, pode ser concedida uma tolerância de 60 minutos, para o encerramento das atividades presenciais, sendo vedada a recepção e atendimento de novos clientes.

 

Além do funcionamento dos estabelecimentos e dispersão de aglomerações, os agentes combateram também situações de poluição sonora durante a madrugada. As próximas incursões já devem abranger providências que vão além das meramente educativas.

 

As equipes da Prefeitura de Parnamirim fiscalizam a cidade diariamente. A população pode ajudar denunciando potenciais condutas irregulares através da Central de Operações Integradas, no 156.

 

 

Fotografia: ASCOM – Eliana Félix