Ocorrida na última semana, uma oficina de capacitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi ministrada no formato EAD, visando instruir os agentes do setor quanto ao uso do guia prático de alertas do Governo Federal. O orgão elaborou um guia prático voltado aos órgãos estaduais e municipais de gerenciamento de desastres, tendo como público-alvo os agentes da defesa civil. A iniciativa será dirigida a todos os municípios.

 

O objetivo foi facilitar a compreensão acerca dos alertas sobre o risco de desastres socionaturais em todo o país. Em Parnamirim, os três agentes da Defesa Civil participaram da capacitação, que teve como foco o período de 2019 a 2023. A equipe segue se aperfeiçoando também via cursos da plataforma Escola de Governo Virtual. George Bezerra, um dos agentes de Parnamirim, disse que o curso serviu para ampliar os conhecimentos dos membros da equipe, tornando-os mais aptos a desenvolver estratégias no combate a situações adversas. A capacitação envolveu 40 agentes de defesas civis municipais de 18 municípios do Rio Grande do Norte.

 

PERSPECTIVAS PARA O SETOR:

A equipe da Defesa Civil, o chefe da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro, e diversas secretarias da Prefeitura de Parnamirim já estão nas tratativas iniciais da organização do primeiro plano de contingenciamento do município. Além dessa inciativa, há também um projeto do governo do estado que visa integrar os sistemas de monitoramento através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, o CIOSP.

 

O Guia Prático utilizado na capacitação pode ser consultado aqui.

 

Fotografia: ASCOM – Cedida pela Defesa Civil