O Centro Clínico Dr. Sadi Mendes (Ccpar) é referência em atendimentos no Rio Grande do Norte. Na unidade são feitos diversos atendimentos na área clínica, odontológica e laboratorial.
Na área clínica, por exemplo, são trabalhadas diversas especialidades como oftalmologia, cardiologia, todos os tipos de ultrassom e, em breve, raio x. Há ainda especialistas para pequenas e grandes intervenções, além das cirurgias ginecológicas.

Para ser atendido no Ccpar, é necessário passar pela Unidade Básica de Saúde. O clínico geral da unidade vai analisar o caso e, dependendo do que o paciente precisar, será dado o encaminhamento para que seja executado o atendido necessário no Ccpar.

No local, existem mais de 30 especialidades e cerca de 8 médicos fazendo ultrassonografias. Os atendimentos são eletivos e não de urgência e emergência, casos que devem ser encaminhados à UPA.

Assistente administrativa do Ccpar, Micaele Fernandes disse que o atendimento em Parnamirim é um diferencial. “Fazemos a capacitação de toda a equipe. Todos são orientados a atender e acolher as pessoas que nos chegam. Tudo que podemos fazer pelos pacientes, nós fazemos, até para que eles saiam daqui satisfeitos e bem acolhidos”, disse.

O Centro Especializado em Odontologia (CEO) faz parte do Ccpar. Neste local são feitos diversos trabalhos odontológicos, como procedimentos de canal, próteses, cirurgias, análises e cirurgias buco-maxilo-facial, endodontia, periodontia, restaurações, odontopediatria e de pacientes com necessidades especiais.

O CEO realiza cerca de 1.200 atendimentos por mês e tem pronto-socorro 24h, onde os pacientes já saem com seus medicamentos em mãos. A diretora administrativa, Priscila Maria Fernandes, disse que o serviço da odontopediatria é referência, com uma sala toda equipada para atender as crianças. “Temos também o projeto linguinha solta, que é outro diferencial, onde a nossa pediatra vai na maternidade e realiza um pequeno procedimento nas crianças que nascem com a linguinha presa, o que dificulta a amamentação”, disse.

O médico dentista, João Epaminondas, disse que é um desafio trabalhar com crianças especiais, mas leva encara isso como uma missão. “Estar aqui é poder servir e levar saúde aos nossos pacientes. Cabe a nós, enquanto profissionais de saúde, identificar os sintomas para fazer o diagnóstico que acomete ao paciente. Uma vez identificado, nós fazemos o tratamento necessário”, explicou.

O Laboratório Central de Parnamirim é outro grande orgulho que também fica situado no Ccpar. No local há 55 colaboradores prestando serviços à população, através da realização de exames laboratoriais nas especialidades de hematologia, bioquímica, imunologia, hormônios, uroanálise, parasitologia, baciloscopia, citologia, e diagnóstico de Covid-19, como testes rápidos de antígeno e coleta para PCR.

A bioquímica do Laboratório Central, Andreza Aguiar, explicou que não são atendidos só os pacientes na própria unidade. Também são feitas as coletas domiciliares de pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. “Prestamos suporte também nas unidades prisionais, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), nas unidades laboratoriais da UPA, Hospital Márcio Marinho e Maternidade Divino Amor. Temos hoje um posto de coleta na UBS Suzete Cavalcante, em Nova Parnamirim”, disse.

Outra conquista do Laboratório Central, junto à Vigilância Sanitária, foi a implementação, no último mês de julho, da coleta para o diagnóstico de casos suspeitos de Monkeypox (popularmente conhecida como varíola dos macacos). A coleta é feita da seguinte forma: a UBS entra em contato com o Laboratório, marca a visita domiciliar para coleta e, a partir daí, é feito o cadastro e processamento da amostra para, em seguida, o material ser enviado ao Lacen/RN, onde será feito o diagnóstico.

O Centro Clínico Dr. Sadi Mendes fica situado na Avenida Comandante Petit, no Centro de Parnamirim. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo 3644-8224.

 

Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM – Marciano Costa