Na quarta-feira (28), a Comissão de Educação da Câmara de Parnamirim, composta pelos vereadores Éder Queiroz (presidente), Thiago Fernandes (1º secretário) e Gabriel César (2º secretário), esteve no município de Santa Cruz para conhecer as medidas e protocolos adotados pela cidade para o retorno das atividades escolares de forma presencial e remota.

“A luta é fazer com que esse direito básico tenha o seu valor reconhecido e chegue gradativamente a um número cada vez maior de estudantes. É um direito de todos ter uma educação mínima e de qualidade”, afirma o presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Parnamirim, Éder Queiroz.

A visita, que foi acompanhada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Wolney França, e pelo vereador Vavá Azevedo, foi recepcionada pela Secretária de Educação do Município de Santa Cruz, Suelange Bulhões, e pelo vereador Erivan Justino (PSDB), presidente da Comissão de Educação do poder legislativo daquela cidade. Na ocasião, a comitiva visitou duas escolas e o prédio da Secretaria Municipal de Educação, onde puderam verificar as ações realizadas no município.

“É importante que o nosso trabalho seja de acompanhamento, de pesquisa e que seja além dos nossos gabinetes, por isso estamos aqui vendo com outros exemplos o que podemos trazer e aplicar na nossa cidade para o bem da educação dos parnamirinenses”, explica o vereador Thiago Fernandes, 1º secretário da CPE.

Entre as medidas realizadas em Santa Cruz, estão a realização de testes de Covid em todos os colaboradores das escolas, higienização do transporte escolar, atividades híbridas nas escolas (remotas e presenciais). Além disso, também há o cumprimento dos protocolos de biossegurança como uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70º e sabão, distanciamento, uso obrigatório de EPIs pelos colaboradores da educação, medidor de temperatura, entre outras.

De acordo com a secretária de Educação de Santa Cruz, o município tem cerca de 40 mil habitantes e conta com 3.919 alunos matriculados no ensino público municipal.

“Com essa visita, percebemos que é possível levar a educação para nossa população, respeitando os protocolos e cobrando ao poder executivo que as ações sejam tomadas o mais breve possível, com planejamento adequado para que nossas crianças não sejam ainda mais prejudicadas”, conclui o vereador Gabriel César, 2º secretário da CPE.

Nesta semana, a Câmara de Parnamirim, aprovou um um requerimento convocando a presença da Secretária de Educação, Justina Iva, para esclarecimentos sobre o plano de retomada das atividades escolares no município.

Fonte: Ascom/CMP