Parnamirim conta com o atendimento de dois conselhos tutelares. Ambos os órgãos estão incluídos na estrutura interna de Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselhos atendem crianças e adolescentes que passam por situação de violação de direitos, assim como pais e responsáveis. As demandas chegam por meio de delegacias, Unidades Básicas de Saúde, escolas, como também via denúncias, quando há abandono ou violência, inclusive sexual, por parte de familiares.

Nesse ínterim, Parnamirim é a única cidade do Rio Grande do Norte que possui na estrutura dos conselhos tutelares o acompanhamento psicossocial, com assistente social e psicóloga. De acordo com a conselheira Maria Lourinalza, esse apoio é essencial para os trabalhos dos conselhos. Na cidade, a atuação dos órgãos ocorre por área geográfica. O Conselho Tutelar 2 atende as áreas do litoral – Pirangi e Pium -, Parque das Árvores, Nova Parnamirim como um todo, Parque das Nações, Parque do Jiqui, Portelinha, Emaús e Parque Industrial. Já o Conselho 1 atende o restante da área geográfica de Parnamirim. Ambos funcionam de segunda a sexta e também em regime de plantão nos finais de semana.

Conselhos Tutelares de Parnamirim atendem diariamente, inclusive nos finais de semana
Conselhos Tutelares de Parnamirim atendem diariamente, inclusive nos finais de semana

Conselho Tutelar 1:

Rua Tenente Osório, 216, Santos Reis. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (de acordo com o decreto referente à pandemia da Covid-19). Nos finais de semana – Plantão das 8h às 17h.

Contatos: (84) 98855-2268 (WhatsApp); 98847-6886; 3644-8326; 0800 281 8100; Disque 100; e pelo e-mail conselhotutelarparnamirim@gmail.com

 

Conselho Tutelar 2:

Rua das Garças, 15, Nova Parnamirim, em frente a Lavanderia Brilho do Sol. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (de acordo com o decreto referente à pandemia da Covid-19). Nos finais de semana – Plantão das 8h às 17h.

Contatos: (84) 98841-4633 (WhatsApp); e Disque 100.