Parnamirim é uma cidade da região metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte, com cerca de 267.000 habitantes (dados de 2020) e um litoral que proporciona belezas naturais de dar inveja a qualquer destino. Entre as diversas opções que a cidade apresenta aos aventureiros e amantes da atividade turística, destacam-se os vieses pedagógico, cultural, gastronômico e o mais proeminente no nordeste brasileiro, as maravilhas de um litoral com sol, mar e natureza privilegiados.

 

Com cerca de 12km de praias, a caminhada na orla, que alterna momentos de tranquilidade com pitadas de aventura, proporciona cliques invejáveis aos que gostam da arte da fotografia. Com o ‘pé na areia’, quem caminha pelo litoral parnamirinense pode acompanhar a atividade dos pescadores artesanais em Cotovelo e Pirangi, além de praticar uma atividade mais ousada na travessia dos trechos com formações pedregosas, o que demanda o uso de calçados próprios para tal.

 

De acordo com o mapa do turismo da cidade, além do eixo sol e mar, o visitante pode desfrutar também da atividade cultural e pedagógica, no Centro Cultural Trampolim da Vitória, onde é possível vivenciar a experiência da 2ª Guerra Mundial numa base aérea de verdade, e no Museu do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, pioneiro no lançamento de foguetes na América do Sul.

 

A cidade trampolim foi um dos 100 destinos escolhidos na Green Destinations 2020, com as melhores histórias de boas práticas visando uma atividade turística mais sustentável e responsável, o que reflete ainda mais a aptidão do município. Outra opção é o turismo gastronômico, que pode ser explorado na Rota do Pium. Segundo o Portal visiteparnamirim, o setor atende todos os públicos e gostos: do restaurante gourmet, ao vegetariano, passando pelo pastel com cana-de-açúcar em uma tenda simples até um prato mais elaborado em um restaurante sofisticado. A rota tem opções de sushi, bistrô português, pizzarias e muito mais.

 

Para os aventureiros de plantão o cicloturismo e o ecoturismo em Pium são opções seguras em tempos de pandemia, assim como o passeio de quadriciclo por trilhas entre dunas, coqueiros e matas. E para quem gosta mesmo de sol e mar, as praias de Pium, Cotovelo e Pirangi são um prato cheio. Sem mencionar o cenário cinematográfico da orla parnamirinense, os parrachos de Pirangi também não decepcionam. Da trilha à praia, da caminhada ao pedal, Parnamirim é um destino que inspira e faz querer voltar.

 

Fonte: ASCOM