Em comemoração alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil e abrindo a Semana Municipal do Livro e da Leitura, os mediadores do Projeto Rio de Leitura, da Prefeitura de Parnamirim e por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), junto aos alunos da rede municipal de ensino, realizaram neste domingo (18), uma doação de livros em diversos pontos da cidade. Praças, paradas de ônibus, caminhódromo, dentre outros locais, foram palcos de uma grande ação de incentivo à leitura.

A ação foi bem recebida por todos os munícipes e gerou impacto positivo entre aqueles que não liam há muito tempo, além de ter causado sorrisos nos leitores assíduos. Livros dos mais diversos assuntos, temáticas e faixas etárias, agora pertencem aos novos leitores.

Os livros foram distribuídos em pontos estratégicos, próximos às residências dos mediadores e alunos, em entregues também em mãos, para que a população pudesse ter acesso aos exemplares e até mesmo levá-los para casa. A proposta é transformar Parnamirim em uma biblioteca a céu aberto, além de incentivar e promover a prática da leitura através de várias ações em Parnamirim

Emerson Martileano, contemplado com um exemplar, estava aguardando o transporte coletivo em um dos pontos de distribuição. Para ele, a iniciativa agrega valor ao conhecimento da população. “Eu já tenho o hábito da leitura, não tanto como eu gostaria, pela questão do tempo, mas acho extremamente fundamental. A leitura ainda é inacessível para grande parte da população e esse tipo de iniciativa contribui bastante para que as pessoas possam despertar o hábito de ler um livro físico e, acima de tudo, dá oportunidade para aqueles que não têm condições e acesso aos livros”, disse.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim