Já pensou em poder contar com um centro clínico com mais de 20 especialidades médicas e mais de 80 profissionais prontos para atendê-lo? Em Parnamirim, a prefeitura disponibiliza este serviço com atendimento totalmente gratuito para a população. Estamos falando do CCPAR (Centro Clínico de Atendimento de Média Complexidade), um ambulatório de Atenção Secundária.

Entre as especialidades oferecidas estão: Cardiologia, Endocrinologia, Ultrassonografia e Neurologia, sendo essas as maiores demandas. Além disso, são ofertadas também: Urologia, Nefrologia, Dermatologia, Angiologia Vascular, Cirurgião Geral, Cirurgião Ginecológico, Reumatologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Mastologia, Proctologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ecocardiograma.  Até janeiro de 2022, a unidade contará ainda com Alergologista, Infectologista e Hematologista.

A unidade clínica disponibiliza ainda exames de Ecocardiograma, todos os tipos de Ultrassonografia, Doopler Venoso dos Membros Inferiores, Espirometria (prova da função pulmonar), Eletrocardiograma e em breve também será ofertado Raio X.

A equipe técnica que atua na unidade é referenciada no Rio Grande do Norte e 90% dos profissionais são efetivos. Atualmente estão sobrando vagas para Mastologia, Ortopedia, Cirurgião Geral, Gastroenterologista e Nefrologia.

De acordo com Gerlane Alves, diretora-geral do CCPAR, o serviço é de extrema importância para a população, uma vez que concentra uma gama de especialidades que não é encontrada em muitos municípios do estado.

Uma das especialidades de destaque, a Oftalmologia, conta com sala equipada com tudo o que é necessário para a realização dos exames de rotina. A médica Mariana Dumaresq explica que o CCPAR é um serviço público que não deixa a desejar em nada.

Outra especialidade com grande demanda é a Cardiologia. Dr. Rodrigo Bandeira informou que a hipertensão não controlada é o principal motivo da busca pelo atendimento nessa área. Segundo ele, a unidade atende em média 18 pacientes por turno e que os mesmos já chegam ao consultório com o eletrocardiograma, realizado momentos antes da consulta.

O cardiologista ressaltou ainda que o grande diferencial do CCPAR é o Ecocardiograma, exame que detalha características específicas do coração, como tamanho, função e estruturação das válvulas. Ele acrescenta que nem todo serviço público oferta esse tipo de exame. “Estamos na frente se comparados com outras estruturas do SUS. Contamos com uma equipe de profissionais completa. É um dos melhores locais em que já trabalhei”.

Ana Laura Nunes foi mais uma das usuárias que elogiou o serviço. “Estou achando o atendimento maravilhoso, porque tentei fazer pelo particular e estava lotado, mas aqui no CCPAR consegui rapidinho”, relatou a mãe da pequena Helena Nunes, para quem procurou atendimento por estar com uma irritação no rosto, recorrente.

O atendimento no CCPAR é regulado pela Central de Regulação do Município, que atualmente funciona de forma descentralizada, ou seja, para ter acesso a todas as especialidades os pacientes fazem os agendamentos das consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.

Na UBS, o paciente é atendido por um médico da Estratégia Saúde da Família (ESF) e encaminhado para o CCPAR, caso seja necessário, para atendimento especializado, já com dia e hora marcados para o atendimento. Diariamente, são atendidos uma média de 200 pacientes.

O CCPAR funciona na Avenida Comandante Petit, nº 841, no Centro. O  horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h e nos sábados das 7h30 às 13h30 somente para atendimento da Pneumologia.

Texto: Saulo de Castro e Andrezza Barros

Fotos: Eliana Félix