Esse mês é direcionado ao enfrentando da violência contra a pessoa idosa. A data é celebrada oficialmente no dia 15, porém, ao longo de todo o mês uma série de ações estará sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para ressaltar sua importância. Na manhã de hoje (8), os idosos que já fazem parte do Centro Dia, em Vale do Sol, participaram de uma manhã muito especial, com várias atividades lúdicas e temáticas. As atividades presenciais continuam suspensas devido à pandemia, entretanto, especificamente neste mês, a equipe elaborou uma agenda única.

Fechado desde o dia 23 de março de 2020, o espaço atende atualmente cerca de 12 idosos, residentes em Parnamirim e que se encontram em situação de vulnerabilidade. Os atendimentos são direcionados para aquelas em situação de semi-dependência, os quais são inseridos no programa da instituição por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

O espaço é amplo e com capacidade para 25 idosos. Durante todo o mês, o local será dividido por grupos, com rodízio de atendimento duas vezes por semana. Inicialmente, é  realizado a avaliação dos sinais vitais (aferição da pressão arterial, saturação e frequência cardíaca) e atividades de Terapia Ocupacional, com objetivo de estimular os seus aspectos cognitivos, motores e sociais, proporcionando o aumento da funcionalidade, desempenho ocupacional e independência.

A coordenadora do Centro, Débora Dantas, ressaltou que o espaço está seguindo todas as normas sanitárias e, ainda, que a maioria dos idosos já foram vacinados contra Pneumonia, Influenza e COVID-19.

Durante o período de isolamento social, o Centro tem mantido contato com as pessoas da terceira idade que estão em casa através de ligações, para saber como têm passado e se precisam de algum tipo de auxílio. As equipes têm realizado visitas a domicílio durante todo este período, levando, além das atividades, carinho e apoio aos idosos e suas famílias.

Esse tipo de agenda permite estimular os idosos em funções motoras, percepção, memória, criatividade, além de proporcionar momentos de descontração, alegria e amor.

O Centro Dia Para a Pessoa Idosa funciona na Rua Maria Cirilo, 472, em Vale do Sol. O espaço é referência pois é o único no Estado que atende nesse formato e dispõe de tal estrutura. O espaço é exclusivo aos moradores de Parnamirim.

Toda e qualquer violência contra o idoso, denuncie!

CREAS: 3644-8502

DELEGACIA DO IDOSO:

3232-0521

PROMOTORIA DO IDOSO: 99972-1842

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO: 3645-4515

VIGILÂNCIA SANITÁRIA:

3644-8471

DISQUE 100

Texto : Andrezza Barros

Fotos: Eliana Félix