O trabalho realizado pela equipe de agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim vem trazendo resultados positivos para as ruas da cidade e população como um todo. As fiscalizações objetivam identificar situações de descumprimento e os respectivos infratores para o foco no trabalho educativo, inicialmente. Depois de identificados e notificados, os responsáveis pelos imóveis comparecem à sede da secretaria para esclarecer a situação e combinam como proceder para a resolução dos problemas.

Entre as demandas mais atendidas nas últimas semanas está a poluição visual e o descarte irregular de água servida. Atenta a essas problemáticas, a equipe da Semur atende as denúncias direcionadas à secretaria e realiza também o trabalho educativo com adultos e crianças.

A afixação indevida de faixas e letreiros, além de ser crime ambiental, também provoca obstruções na visibilidade de pedestres e motoristas. A sobreposição da publicidade às placas de sinalização vertical de trânsito atrapalha e pode representar risco quando está próxima à rede elétrica. No caso das passarelas, as faixas atrapalham a visibilidade de quem está atravessando e de quem se prepara para fazer a travessia. Sempre após as fiscalizações nessa área, os agentes da secretaria entram em contato com os responsáveis para proceder a notificação e orientação quanto às providências, em caso de possíveis reincidências.

Já no caso de água servida sendo despejada em vias públicas, a Semur realiza a visita e notifica os responsáveis a comparecer à secretaria para entrar em acordo quanto à resolução. Um dos exemplos a serem seguidos é o caso do morador de Rosa dos Ventos, César Neres. Depois de notificado, ele tratou logo de buscar resolução para o problema apontado, ficando em dia com a cidade. Fez as devidas adequações em seu imóvel e, atualmente está sem peso na consciência e em consonância com uma Parnamirim mais limpa.

“Se cada um fizer a sua parte, nossa rua, nossa cidade e nosso país tendem a melhorar consideravelmente. Foi o que procurei fazer aqui. Não precisa esperar por ninguém. Depois de identificado o problema, tomei a iniciativa, junto a meus familiares e fizemos as devidas adequações”, relatou o munícipe, de forma orgulhosa.

A equipe de fiscalização ambiental da Semur está sempre pelas ruas da cidade para realizar o trabalho de identificação dos problemas e conscientizar a população.

Fonte: ASCOM/PMP

Fotografia de: ASCOM – ANA AMARAL E NEY DOUGLAS