O trabalho Infantil é facilmente visto como abominável para maioria esmagadora das pessoas. Mas, assim como a filosofia tem o papel de levar as pessoas à reflexão, nós seres-humanos e racionais devemos fazer o mesmo por conta própria.

 

Ok, mas como isso se envolve no Trabalho Infantil? Fácil. Provavelmente você já ouviu falar do efeito manada, onde uma pessoa é levada a tomar com base nas tendências de indivíduos que fazem o mesmo.  Ou seja, essas pessoas que tanto criticam o contato de jovens com o trabalho já pensaram pra pensar tanto nos pontos negativos – que são evidentes – e os pontos positivos ?

 

Se você leitor quer entrar em contato com um breve pensamento sobre: existem meios em que o trabalho infantil se justifique?. Você deverá ler agora um artigo de opinião:

 

 

Uma Prisão Libertadora

Não é de hoje que o trabalho infantil é optado por famílias pobres que carecem da ajuda dos mais novos para sobreviver. Essa prática de privar o tempo de uma criança ou adolescente foi seriamente debatida e atualmente é parcialmente proibida. Ainda assim, existem casos do proveito de trabalho de jovens. Portanto, é plausível quando é um meio de sobrevivência e, nessa situação, o aprendiz tende a ganhar uma lição de vida.

Em muitas das ocorrências da exigência do trabalho infantil não existe uma fiscalização de como a mesma é feita. Nesse caso, o trabalho precoce pode prejudicar a experiência de trabalho. Em contra partida, se o novo aspirante quiser, por vontade própria, e desde que seja bem elaborado e definido com precisão as cargas horárias, ele deve ganhar experiências de valores inestimáveis. Então, tendo em vista o despreparo emocional e inexperiências dos outros jovens na imersão no mercado de trabalho, o jovem aprendiz sairia a frente e se tornaria um destaque nas oportunidades.

São diversas as evidências da cultura pop que retratam os severos danos psicológicos em trabalhos forçados. A série da ‘Netflix’ Mindhunter, é uma obra prima em exibir o potencial da loucura jovial, adquirida sob pressão de trabalho, o que pode acabar gerando mais “Serials-Killers” no mundo. Entretanto, muitos são os casos de pessoas bem sucedidas que começaram o trabalho desde cedo por ambição pessoal de mudar o destino de sua família. Tendo como exemplo, temos o influencer Thiago Finch.

Logo, em virtude do que foi já mencionado, existem muitos casos de trabalho infantil que afetam o psicológico dos jovens. Todavia, quando não é uma forma abusadora de controle e manipulação, mas sim uma fonte de sobrevivência, é aceitável.

Freitas, Elias – 2021 

 

Gostou das informações?! Então, não se esqueça! compartilhe as redes sociais @portalparnapop para mais pessoas ficarem sabendo.

 

Elaborado e postado por: Elias Freitas